quarta-feira, agosto 19, 2009

Novo Spot de Escalada - Não me equipem por favor!

As doze Ribeira sempre me despertaram uma certa curiosidade. Primeiro pela proximidade a Angra e o bom clima que isso proporciona, segundo pela sua costa alta, e terceiro por ser pouco frequentada.
Já lá tinha ido passear meia dúzia de vezes e descido o "passo" até a ponta vermelho ou ponta ruiva, como lhe queiram chamar e reparado numas formações rochosas ao fundo em direcção a Angra. No último Sábado de manhã resolvi lá ir e depois de andar a farejar o "passo" que dá acesso ao fundo da falésia lá consegui descer, sabem como são estas passagens dos apanhadores de lapas e pescadores meio furtivos, verticais e expostas, mas muito belas. Bem, quinze minutos depois dei de caras com uma falésia impressionante, paredes 20, 30 a 40 metros, rocha de excelente qualidade e quantidade, fissuras lindíssimas, e na base blocos fantásticos!

Sem dúvida que temos spot. Certamente com fissuras tão belas a ética que perdurará será a da escalada clássica, equipando-se apenas os tops, no entanto para todos aqueles que preferem escalar desportivo ai também terão o seu cantinho com vias a seu gosto.

Quando cheguei a casa explorei as fotos tiradas e reparei que 4 quilómetros mais a frente se estende mais uma falésia com estas características. Sábado lá estarei novamente para explorar.

Cá ficam as fotos , que apesar de não mostrarem a grandiosidade das paredes mostram uma pequena porção do que por lá se pode encontrar.







Ponta Ruiva como pano-de-fundo

Sem comentários: